quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

OTIMIZAÇÃO DA CARREIRA: CURSOS PROFISSIONALIZANTES

Quem não tem condições de investir tempo e dinheiro em um curso de graduação, tem uma alternativa para se capacitar antes de ingressar no mercado de trabalho: cursos profissionalizantes. Esta é a formação que promove igualdade das classes sociais no que diz respeito às chances de ingressar no mercado de trabalho.

Estudos mostram que o ensino profissionalizante traz impacto no aumento do salário e possibilita às pessoas conseguirem melhores empregos. Em média, o acréscimo salarial é de 15 a 20% para quem tem curso profissionalizante e 5% para quem tem curso de informática. A procura por cursos profissionalizantes cresceu 75% de 2004 a 2010, segundo mostra a pesquisa.

Conversei com um jovem empregado há três meses numa empresa onde presto consultoria. Ele atribui essa oportunidade a um curso profissionalizante de Autocad – software para desenho de projetos. Ele agora ingressou num curso técnico em edificações, mas para o atual emprego foi fundamental saber usar o software, ele diz.

Atualmente ainda há muita gente sem conhecimento de informática e acaba rejeitada nas seleções. Outros perdem chances por falta de conhecimento específico para o cargo. Perder oportunidades por falta de qualificação é inadmissível.

Os setores de comércio e serviços, que são o foco dos cursos do Senac, por exemplo, continuarão aquecidos graças ao fato de o Brasil ter se tornado rota de negócios, feiras, shows e eventos esportivos mundiais como a Copa e a Olimpíada, que vão exigir mão de obra preparada.

A maioria dos participantes de cursos do Senai, que tem como foco a indústria, também consegue emprego. Um ano depois do fim de cada curso é feita uma pesquisa de acompanhamento dos alunos e a média de empregabilidade é de 85%. Os índices são altos porque o próprio Senai acompanha a evolução do mercado brasileiro e implanta cursos para atender à demanda de áreas em desenvolvimento.

É uma pena que, de certo modo, tanto por parte do mercado como dos próprios trabalhadores ainda valoriza-se excessivamente o diploma superior. Mas a empregabilidade para quem faz cursos profissionalizantes sempre foi e continua alta.

Inclua esta informação na orientação a seus funcionários ou nos seus projetos pessoais.



Um estudo de uma  empresa de Recursos Humanos, Manpower, identificou que 57% das empresas têm dificuldades para preencher as vagas disponíveis. É o que mostra essa reportagem exibida no Jornal Hoje, da Rede Globo.

Apesar do grande número de candidatos disponíveis, as contratações esbarram na falta de qualificação dos profissionais.

Uma solução rápida e de baixo investimento é a realização de Cursos Livres Profissionalizantes. São cursos feitos para preparar o aluno para atuar em alguma profissão específica ou dar mais detalhes sobre como é a rotina do profissional da área. 

Na hora de competir por um emprego, o profissional que possui algum curso profissionalizante leva uma grande vantagem sobre aquele que tem apenas o ensino básico.
Além de auxiliar na busca por um novo emprego, o curso pode ser utilizado por quem procura se aperfeiçoar em determinada área, visando melhorar seu desempenho profissional ou até mesmo obter uma promoção no emprego atual.

Nossos cursos profissionalizantes possuem valores acessíveis, flexibilidade total ao aluno e certificado válido em todo o Brasil, sem custo adicional.

0 comentários:

Postar um comentário